O Sonderkraftwagen (veículo especial) 2 kleines Kettenrad (half-track) foi desenvolvido inicialmente para o Exército Alemão e para unidades aerotransportadas e paraquedistas da Luftwaffe. Foi originalmente designado para ser um veículo rebocador de armas anti-tanque para unidades aerotransportadas. O primeiro destes veículos entrou em serviço em 1941. O modelo inicial de serviço era o NSU-101, um pequeno mas complexo veículo que podia levar até três pessoas, incluindo o motorista. O motor localizava-se embaixo e atrás do motorista. Além de peças de artilharia o veículo também podia rebocar um trailer projetado especialmente para ele que era capaz de levar combustível e munição.
Após a invasão de ilha de Creta por paraquedistas alemães, seu uso para rebocar peças de artilharia ja não era muito necessário e passou a ser utilizado como um veículo de transporte de suprimentos. O Kettenrad podia atravessar terrenos aparentementes instransponíveis, mas levava poucos suprimentos e rebocava até 450kg. Como poucos Kettenrads foram construídos, seu uso era reservado para missões de extrema dificuldade.
Soldados britânicos em um Kettenrad capturado. |
Tripulação: 3
Peso: 1.200kg
Dimensões: comprimento: 2,74m; largura: 1m; altura: 1,01m
Performance: velocidade máxima em estrada: 80km/h
Armamento: nenhum
Nenhum comentário:
Postar um comentário