quarta-feira, 11 de abril de 2012

Heinkel He 178


A primeira aeronave do mundo a voar propulsionada apenas por motor a jato, o Heinkel He 178 voou pela primeira vez em 27 de Agosto de 1939 sob o comando de Erich Warsitz. Os primeiros passos para este avião foram tomados em 1936 quando Ernst Heinkel engajou os serviços do pioneiro da turbina a gás na alemanha, Dr. Hans Pabst von Ohain e seu assistente Max Hahn. O primeiro modelo de turbina, HeS 1 foi testado em Setembro de 1937 e a versão HeS 3 foi cancelada com o avião Heinkel He 118.

A nova versão HeS b3 foi testada em 1939 com a aeronave Heinkel He 178. Essa aeronave tinha a estrutura das asas feita de madeira e metal. Os trens de pouso eram retráteis. A entrada do ar para o motor ficava no nariz. No seu primeiro voo, a turbina do 178 ingeriu um passáro que causou um incêncio, mas a aeronave conseguiu aterrisar em segurança. Foi mais tarde testado com um motor HeS 6 de 590kg de empuxo, mas problemas estruturais limitavam sua velocidade a 600km/h. O 178 foi depois movido ao Museu Aéreo de Berlim mas acabou destruído em um bombardeio aliado em 1943.

Especificações do Heinkel He 178


Tipo: avião de assento único para pesquisas
Motor: uma turbina centrífuga Heinkel HeS b3 desenvolvendo 500kg de empuxo
Performance: velocidade máxima (estimada): 580km/h ao nível do mar; velocidade de pouso: 165km/h
Pesos: vazio: 1.590kg; máximo: 1.990kg
Armamento: nenhum

Nenhum comentário:

Postar um comentário